quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ROLÂNDIA - CAMPEÃ EM HOMICÍDIOS NO NORTE DO PARANÁ

ROLÂNDIA - UMAS DAS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO PARANÁ

ARAPONGAS e CAMBÉ CONSEGUEM RESULTADOS E NÓS NÃO


Mais um assassinato em Rolândia. Este é o 29º do ano. Rolândia mais uma vez sai em página inteira na Folha de Londrina com matéria negativa. Rolândia tem apenas 57.000 habitantes. Arapongas com 104.000 ( o dobro) registrou apenas 15 homicídios. Arapongas pertence ao 15º B.P.M. de Rolândia e porque eles conseguem mais segurança e nós não? Será que é por causa do deputado? Rolândia exige mais segurança. Pedimos ao Prefeito e ao goverandor Beto Richa mais policiais e viaturas. O povo unido jamais será vencido. ( clique em cima da foto para aumentar e ler a matéria ) JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

http://blogdojosecarlosfarina.blogspot.com/

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

HANS KOPP - 1º FOTÓGRAFO DE ROLÂNDIA - PR.

HANS KOPP - 1º  FOTÓGRAFO
Uma das  paixões de Kopp era fotografar as cidades do alto de uma árvore . Desmontava a câmera, colocava-a numa mochila e se preparava para uma aventura. Utilizando-se de técnicas de alpinismo, improvisava uma escada no tronco da árvore: à  medida que subia, pregava tabuinhas que serviam de degraus. Amarrado por uma corda, conseguia chegar ao topo. Lá, escolhia um galho firme, montava a câmera e passava o dia capturando imagens. Fotografou várias cidades da região e registrou do alto, Rolândia despontando no meio da mata virgem. Figura 46 - Do alto de uma árvore registrou Rolândia e Londrina, Duas cidades que despontavam em meio à mata virgem.
Orion Villanueva6, autor do livro Rolândia: Terra de Pioneiros (1974), conheceu Hans Kopp logo que se mudou para Rolândia, em março de 1948. Conforme relatou, apresentaram-no como o primeiro fotógrafo da cidade, que também era conhecido como o alemão que subia nas árvores. “Em nosso primeiro encontro, tentei falar em alemão com ele. Mas eu falava muito mal o alemão, ao contrário de Hans que falava muito bem o português. Ele era muito bem humorado e ainda brincou com a situação”, relembra Orion. Hans Kopp ficou conhecido como sendo de procedência alemã, por causa do idioma que falava, mas o alemão era a língua oficial da Áustria, seu verdadeiro país de origem. Villanueva conta que quis saber que idéia era aquela de subir em árvores para fotografar e Kopp respondeu: “estou fixando para o futuro as imagens de uma cidade que está começando”. Relatou que a maior dificuldade era subir com a câmera fotográfica. Ele tinha
receio de derrubar o equipamento, pois se quebrasse seria muito difícil consertá-lo. Ele justificava a paixão em registrar cidades dizendo que na Europa havia cidades milenares, que, infelizmente, não existia máquina fotográfica para eternizar as imagens da época que estavam começando, e sentia-se feliz em poder registrar, agora, o início das cidades do norte do Paraná. Segundo Villanueva, Kopp era um homem inteligente, culto, com formação européia e muito criativo. Fazia previsões sobre a cidade e dizia que, em pouco tempo,
aquelas casinhas de madeira que ele fotografava seriam substituídas por casas de tijolos. E que o café seria responsável pelo desenvolvimento rápido da cidade. “Quando soube que eu estava escrevendo o livro sobre Rolândia, ele me parabenizou e disse que eu estava eternizando nas palavras, o que ele eternizava nas imagens.” (CASSIA MARIA POPULIN). Nos anos 80 tive o prazer de receber a sua visita em meu escritório. Conversamos bastante sobre os primeiros anos em Rolândia e sua experiencia como pioniero em fotografia. Pena que na época não possuia filmadora. José Carlos Farina

ROLÂNDIA E O TREM - BY FARINA

TUDO COMEÇOU COM O TREM


A Companhia de Terras norte do Paraná pensou em tudo. Como a nossa terra argilosa se torna quase que intransponível em dias de chuvas, logo no começo a Companhia já iniciou os trabalhos da construção da ferrovia de Ourinhos a Londrina e depois com o tempo até Maringá. Apesar da floresta virgem os imigrantes e migrantes aqui chegaram trazendo tudo o que precisavam nos trens. As primeiras produções era exportadas pelos trens. Os primeiros animais (cavalos, gado, galinhas e porcos) vierem de trem. Não foi fácil construir a ferrovia no meio da selva, sem poder contar com máquinários modernos. A maior parte dos serviçoes eram feitos no enxadão e carregando a terra com carroças puxadas por muares. A estação de Londrina foi inaugurada em 1935, no mesmo dia em que a ponte sobre o rio Jataizinho foi inaugurada, dando passagem ao trem, que chegava a uma cidade que havia crescido muito desde sua fundação em 1929. No início de Londrina e do norte do Paraná tudo girava em torno dos trens. Quando a Maria Fumaça apitava lá na curva o chefe da Estação tocava um sino (que está lá até hoje) e muita gente vinha para conferir quem estava chegando e quem estava viajando. Todas as novidades chegavam no trem. Os homens iam lá para ver as mulheres. As mulherem iam para ver as roupas diferentes vindas de São Paulo. Outros iam ver só o trem, afinal era uma máquina que dava medo...aquele assopro quando o maquinista soltava o excesso de vapor....a molecada corria de medo. Muitos iam só para dar tchau para quem partia ( Era chique dar tchau para quem partia.) Bem, em resumo era isto...o trem fazia (e faz) parte de Londrina e de todo o norte do Paraná.
JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO (ROLÂNDIA)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ROLÂNDIA ( SÃO MARTINHO ) CAPITAL DA LINGUIÇA

CAPITAL DOS EMBUTIDOS
A população de São Martinho (distrito de Rolândia - Pr. ) está pedindo ao Prefeito Jhonny Lehmann a constução de dois portais nas entradas do distrito anunciando ser aqui a capital paranaense dos embutidos. São Martinho ficou famosa pela fabricação de linguiça, salame, presunto, queijo de porco, salsicha e chouriço, todos artesanais e de altíssima qualidade e higiene. São Martinho está a meio caminho entre Rolândia e Jaguapitã. Vale a pena conferir.
JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

TURISMO EM ROLÂNDIA - PR.

TURISMO EM ROLÂNDIA
                                 

De origem germanica, além da Oktoberfest, Rolândia é uma cidade bonita, com construções e prédios fantásticos, dentre eles: Igreja Católica, Igreja Luterana, Igreja São Rafael, Caixa d´água, edifício Gibim, casas de madeira estilo italiano e alemão, etc. Rolândia possui ótimas pousadas e hotéis rurais, dentre elas Marabú e Alamandas. Rua planas, bem arborizadas, casas floridas com muito ar puro, onvidando para uma caminhada. Rolândia possui belissimas estradas rurais asfaltadas com pedras irregulares, sendo a mais famosa a de São Rafael onde o turistra poderá contemplar a linda igreja e um cemitério único no norte do paraná., o cemitério alemão. Rolândia possui ótimos restaurantes. Alguns servem comida alemã. Podemos citar o Porto Alegre, Holandeza e Dom Bosco. Um dos cartões postais da cidade é o Lago São Fernando com suas águas limpas, propicias para a pesca e contemplação. Não deixe de visitar o Museu Japonês com os seus belos jardins orientais. O museu da prefeitura também é muito interessante.
JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ROLÂNDIA SEM FISCAL AMBIENTAL

FISCAL AMBIENTAL PARA ROLÂNDIA - PR.
 Rolândia possui um dos melhores Códigos Ambientais do Brasil mas, depois de 9 anos, ainda não contratou fiscal para autuar e multar os infratores. E olha que são tantas irregularidades para fiscalizar....Pedimos ao Exmo. prefeito que abra concurso já para suprir tal deficiencia. Na próxima campanha não adiantará mais prometer.
TEXTO E FOTO DE JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

domingo, 5 de dezembro de 2010

DECORAÇAO DO NATAL EM ROLÂNDIA - PR.

NATAL 2010 EM ROLÂNDIA


Venha passear e comprar em Rolândia neste Natal. Estamos todos esperando por você. Rolândia ainda é a Rainha do Café e tem o povo mais hospitaleiro do norte do Paraná

JOSÉ CARLOS FARINA

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ROLÂNDIA - PR. LINDA E HOSPITALEIRA

                                            VENHAM CONHECER   FOTOS BY FARINA



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Rolândia carente de internet nas Escolas

O Município de Rolândia, pelo que eu saiba, possui apenas uma Lan House pública, e ainda assim com um provedor super lento, que mal dá para abrir um vídeo por vez. O Município de Pitangueiras, bem menor, possui internet pública e gratuita para toda a cidade e zona rural. Quem quiser se inteirar assista o vídeo no Youtube com o título "Pitangueiras - internet gratuita",  ou  link:
 http://www.youtube.com/watch?v=qZ_mJw7AqCQ
Enquanto Rolândia não evoluir a tanto, pelo menos poderíamos ter computadores e internet em todas as escolas do município. Não podemos perder para outros municípios menores.
 
JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Beto Richa garante a Farina que vai investir em Rolândia

VEJAM O VÍDEO:


FARINA VÍDEOS ROLÂNDIA - PR.

JOHNNY PRECISA APROVEITAR O MOMENTO EM ROLÂNDIA - PR.

O prefeito Johnny Lehymann precisa aproveitar o grande momento que Rolândia vive em termos de representatividade. O PT de Rolândia, através dos irmãos Nogaroto são "de dentro de casa" com os deputados federais André Vargas, Dr. Rosinha, da senadora Gleysi, do minstro Paulo Bernardo e do chefe de gabinete do Lula, Gilberto Carvalho. Agora é a hora de desengavetar os projetos para as tres trincheiras ( viadutos ) para a a linha férrea do centro de Rolândia. Não podemos descartar também o prestígio da Hauly, Lupion, Canzine, Requião e Álvaro Dias. A partir de janeiro de 2011 vamos agendar audiencias com este pessoal. Me chamem que eu vou também para documentar em vídeo. JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.
 
 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

MAIS CORTES DE ÁRVORES EM ROLÂNDIA - PR.

Pelo que li nos jornais locais vem ai mais uma onda de cortes de árvores da arborização pública de Rolândia. Esperamos que haja parecer técnico de todas as árvores que irão ser sacrificadas. Pedimos pelo amor de Deus que tenham piedade das nossas árvores. SOCORRO!....
 
JOSÉ CARLOS FARINA

TRENS E REGIÃO METROPOLITANA - NORTE DO PARANÁ

TREM DA ALL EM EXPANSÃO
A ALL (América latina Logística) acaba de informar um lucro de 20% com relação ao ano passado, computado até o final do 3º trimestre de 2010. Este lucro significa que a empresa está indo de vento em popa após a privatização do setor. Antigamente, no tempo da RFFSA, passava aqui por rolândia-Pr. apenas um trem por dia, e ainda com poucos vagões. Hoje (constatei pessoalmente) são vários comboios, todos enormes, com centenas de vagões, com três locomotivas puxando e uma outra empurrando atrás. Esta é a nova tendência para que uma grande quantidade de vagões possam ser transportados de uma única vez. É o Brasil se modernizando e valorizando os trens.

REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA

Meu caro e querido governador Beto Richa: Não importa o nome que você dê as regiões metropolitanas, o que vai importar é como você irá "aliviar" a sobrecarga que as cidades vizinhas trazem a elas. Gostaria que você (vou assim chamá-lo por ser ainda jovem) melhorasse as condições de vida das cidades satélites para que o povo tenha mas segurança, mais saúde, mais emprego, mais lazer na suas própria cidade e deixasse de depender tanto da cidade pólo. Torço por você e peço a Deus que consiga realizar este sonho. Pelo sangue que você tem nas veias (do saudoso José Richa) irá conseguir. Tenha fé. Um abraço. Boa sorte.

JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO - rua arthur thomas, 2320 - Rolândia-Pr. - fone 3256-1908

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DISCO VOADOR EM ROLÂNDIA - PR. - FARINA

DISCO VOADOR EM ROLÂNDIA - PR. - FARINA



O fotógrafo amador José Carlos Farina estava fotogrando na zona rural entre Rolândia e Pitangueiras-Pr. no dia 26 último, e sem querer fotografou um objeto no céu. Ele só perceceu o suposto "Disco Voador" em casa logo após passar as fotos pro computador. Eis a sequência de fotos em exibição no site Panoramio:
http://www.panoramio.com/user/1681262



JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO - ROLÂNDIA - PR.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010